Análise de redução de custos com a aplicação de GraxaSólida em Pontes Rolantes
As pontes rolantes são estruturas especiais utilizadas em indústrias e no setor de construção para fazer a movimentação de cargas de maneira ágil e segura. É importante desenvolver um planejamento de manutenção das pontes rolantes dentro das indústrias, pois o comprometimento de alguma peça pode causar uma parada na linha de produção ou até mesmo ser a causa de um acidente.
Um bom planejamento da manutenção se concentra em manter o equipamento em boas condições de uso, com mínimas paradas e perdas. Para isso, uma das ferramentas utilizadas é o plano de lubrificação, responsável por manter as peças lubrificadas e assim diminuir o desgaste entre as partes móveis através da diminuição do atrito entre elas.
Entretanto, desenvolver um cronograma que possua muitas inspeções pode ser muito custoso para a empresa, visto que o somatório anual do valor hora homem de um funcionário capacitado para este tipo de serviço é alto e elevaria o valor geral da manutenção.
A GraxaSólida é uma excelente opção para diminuir trabalhos que necessitam colocar o trabalhador em risco, como é o caso da lubrificação em pontes rolantes. Além de sua ótima usabilidade, ela tem maior durabilidade, diminuindo assim a frequência de inspeções. Ou seja, tanto o valor que seria gasto em outro tipo de lubrificante quanto o valor de hora-homem do funcionário são economizados em rolamentos com a GraxaSólida aplicada.
Estudo de caso 1
Em uma empresa, 16 rolamentos do tipo TIMKEN ref. NA48290SW/48220D tiveram os seus planos de lubrificação alterados pela equipe de manutenção responsável, que optou por utilizar a GraxaSólida durante um período de teste de 11 meses.
Os rolamentos sem lubrificante sólido possuíam uma vida útil de 3 meses, ou seja, a cada 3 meses era preciso fazer a reposição destes rolamentos. Após a aplicação de GraxaSólida, os rolamentos se mantiveram operando durante os 11 meses sem reposições e relubrificação. A troca dos lubrificantes significou aumento de 267% na vida útil dos rolamentos com aplicação da GraxaSólida. Financeiramente, a aplicação da GraxaSólida proporcionou uma economia de 184% mensal, neste teste específico.
Estudo de caso 2
A gerência de manutenção de equipamentos de uma empresa é responsável pela manutenção de uma ponte rolante composta de 8 rodas e 16 rolamentos. De acordo com o planejamento de lubrificação desenvolvido, é necessário uma dupla de colaboradores para realizar a lubrificação convencional, com o custo de R$57,00 / hora-homem. Cada parada para lubrificação, leva em média 2,5 horas e deve ser realizada 1 vez por mês, totalizando 12 relubrificações em um ano.
Ao simular o custo da lubrificação convencional em um período de 60 meses (5 anos), a aplicação da GraxaSólida nos 16 rolamentos corresponde a 36% do custo em lubrificação convencional para o mesmo período. A economia chega a 64% do valor gasto em graxas convencionais, sem mencionar os custos de lubrificante, os ganhos em segurança e saúde ocupacional do trabalhador e a diminuição do impacto ambiental que as graxas tradicionais causam.
Conclusão
Os principais benefícios alçançados com a aplicação da GraxaSólida nos rolamentos de pontes rolantes foram:
– O aumento da vida útil dos rolamentos;
– Aumento da confiabilidade em consequencia da diminuição das paradas para manutenção;
– Redução de custos com a manutenção devido a eliminação das intervensões por falta de lubrificação;
– Redução da contaminação do meio ambiente;
– Redução no consumo de lubrificantes; e,
– Redução de riscos de acidentes de trabalho relacionados aos processos manuais e intervenções.
Tipo de Rolamento | Capacidade de aplicação (diária) |
---|---|
Rígido de Esfera | 50 |
Autocompensador | 20 |
Rolos Cônicos | 30 |
Rolos Cilíndricos | 30 |
Máxima carreira de rolos | 20 |
Cartucho | 20 |
Quanto custa por hora seu equipamento produtivo parado em função de deficiências de lubrificação? Promova melhorias no seu processo com a GraxaSólida da Rolsystem. Caso tenha dúvidas, nos envie uma mensagem
Voltar